Administração de Passivo

Para execução dos serviços, a Itaú Soluções Previdenciárias fará uma avaliação dos processos adotados no desenvolvimento das atividades relacionadas ao cadastro de participantes, ao controle de arrecadação, ao controle de benefícios, ao desligamento de participantes e aos empréstimos a participantes.

Manutenção do Cadastro de Participante

Manutenção de ativos e assistidos, inclusive seus beneficiários, contendo os dados pessoais e as informações básicas. Geração periódica de arquivos magnéticos para que o atuário possa fazer projeções de custeio e avaliações das reservas matemáticas.

Controle e Processamento de Arrecadação

Processamento das contribuições mensais, procedendo à rigorosa crítica de consistência e relatando as eventuais divergências.

Controle e Processamento de Benefícios


Controle e processamento das fases de concessão, manutenção e extinção de benefícios. Folha de pagamento: confecção da folha de pagamento de benefícios, efetuando-se os descontos determinados pela legislação e pelas normas da Entidade, com os seguintes subprodutos:

  • Relação de proventos e descontos.
  • Relações/arquivos - SRF e outros órgãos públicos.
  • Contracheques.
  • Informe anual de rendimentos IRPF.
  • Relação nominal e arquivo para crédito bancário.

Desligamento de Participantes

Cálculo e processamento dos valores a serem restituídos aos participantes desligados, emissão dos respectivos recibos e informações relativas ao Imposto de Renda e transferência das reservas excedentes para as respectivas contas coletivas.

Outras Informações sobre o Plano


  • Fornecimento de dados para fins de avaliação atuarial.
  • Fornecimento de informações sobre participantes requisitados pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).
  • Fornecimento de informações para a Contabilidade e elaboração da memória de cálculo de benefícios.
  • Controle, acompanhamento e reajuste mensal dos benefícios em manutenção
  • Cálculo do Imposto de Renda na Fonte sobre os benefícios e o preenchimento dos respectivos DARF's.
  • Elaboração dos demonstrativos bancários.
  • Elaboração dos recibos e informes de pagamento de benefícios.
  • Projeções e simulações de benefícios.

Controle e Processamento de Empréstimos a Participantes

Destina-se a controlar todas as fases de concessão, controle e liquidação dos empréstimos concedidos aos participantes de acordo com os parâmetros pré-determinados pela Entidade.

Controle do recebimento de prestações, abatendo do saldo devedor, controle de liquidações antecipadamente, emissão de relatórios de movimentos no mês e de posições do saldo devedor dos participantes e emissão de "vouchers" contábeis, gerando automaticamente os lançamentos para a Contabilidade.