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Gestão de Passivo para Entidades de Previdência no Brasil


O Itaú Unibanco oferece as melhores soluções e serviços de administração para Entidades Fechadas de Previdência Complementar, através da Itaú Soluções Previdenciárias. Somos a única empresa deste segmento do mercado que atende duas linhas de negócios: Aluguel de sistemas de gestão para administração própria e serviços de terceirização completa da administração do passivo.


Terceirização de Passivos

Na terceirização da administração dos planos visamos prover, para a Entidade e para os seus gestores, a máxima segurança e eficiência no processo de gestão e, para os participantes, a total transparência, flexibilidade e mobilidade que o ambiente de Internet possibilita.

Nossa equipe de especialistas conta com profissionais altamente treinados e capacitados na gestão de previdência complementar, nos mais variados desenhos de planos de benefícios e complexidade de operações.

Oferecemos serviços completos de gestão do passivo, que incluem os serviços de contabilidade, tesouraria, controle dos investimentos com cálculo de DI e DnP, controle de contas individuais e coletivas, controle de autopatrocinados e BPDs, concessão de benefícios e elaboração de folha de pagamento, atendimento a participantes, concessão e manutenção de empréstimos, controle de ativo permanente, elaboração de extratos individuais, elaboração de todos os acessórios fiscais e tributários.

Todos os serviços são prestados utilizando o sistema SCAFplus.net.


Aluguel de sistemas integrados para Fundos de Pensão

Para as Entidades que realizam a gestão própria dos seus planos de benefícios, oferecemos o nosso sistema SCAFplus.net na modalidade de licença de uso, que é considerado o mais completo conjunto de sistemas integrados do mercado, com acesso via internet por meio de uma interface amigável. Este sistema é composto pelos módulos Previdência.net, Investimentos.net e Contabilidade.net, que unem todos os macros processos de gestão necessários para um controle seguro e eficiente de planos de previdência.

Os nossos sistemas estão armazenados em servidores de alta capacidade, localizados em Data Center do Itaú Unibanco, possuindo site de redundância.

Principais funcionalidades de cada módulo


Previdência.net
  • Manutenção do cadastro da Entidade, suas patrocinadoras e participantes, com rigorosas críticas de consistência dos dados
  • Controle de arrecadação demonstrando as diferenças entre o cálculo das contribuições com base nas regras regulamentares e os valores informados pela Entidade
  • Cobrança de autopatrocinados e inadimplência
  • Controle das reservas matemáticas individualizadas por participante
  • Controle e pagamento dos benefícios

Investimento.net
  • Consolidação das modalidades de investimentos e de todos os gestores da Entidade
  • Relatórios gerenciais e de risco
  • Processamento do Demonstrativo de Investimentos e da DnP - Divergência não Planejada
  • Controle de empréstimos para os participantes, com simulações, concessões, liquidações, geração de contratos e emissões de extratos.
  • Apuração automática do valor das quotas e distribuição de rendimentos para Entidades que oferecem multiperfis de investimentos por alocação virtual.

Contabilidade.net
  • Administração da Contabilidade por integração total de lançamentos com a Seguridade, Investimentos e Tesouraria
  • Controle da Tesouraria, do Contas a Pagar e do Contas a Receber
  • Controle de bens patrimoniais
  • Cálculo da quota mensal

Website para os participantes

Possibilita a consulta e alterações cadastrais, consulta ao regulamento e estatuto do plano, saldos e extratos, demonstrativos de pagamento, informes de rendimento, elaboração de simulação de aposentadoria e concessão de empréstimos, segunda via de boleto de cobrança de autopatrocinados. O site permite também a realização por demanda de pesquisas, enquetes, eleições e outras atividades relacionadas a comunicação com os participantes.


Compliance.net

Ferramenta de monitoramento dos processos existentes na Entidade para atendimento das disposições contidas na Resolução do CGPC n. 13/2004, através das matrizes de risco e de controles aplicados, com a elaboração de relatórios semestrais para o Conselho Fiscal.

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